Direito de Família na Mídia
Ação Global atrai centenas de pessoas
28/11/2011 Fonte: A Voz da CidadeDistribuídos em 80 tendas, os serviços oferecidos gratuitamente nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura, alimentação, esporte, lazer, além de cidadania e inclusão social, contaram com o apoio de 700 pessoas, entre voluntários e funcionários do SESI e do SENAI. As organizações são vinculadas ao Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio), sendo que o SESI é responsável pelo desenvolvimento das atividades sociais.
Com a estimativa inicial de 25 mil atendimentos, centenas de pessoas circularam pelas tendas que ofereciam os seguintes serviços: emissão das carteiras de identidade e profissional; orientação e prestação jurídica nas áreas da Infância e Juventude, Idoso, Família e Registro Civil; cadastramento na tarifa social de energia elétrica; corte de cabelo; aulas do programa SESI Cozinha Brasil, que orienta o preparo de refeições de baixo custo e o aproveitamento total dos alimentos; cadastro de pessoas com deficiência; saúde bucal; oficina de xadrez; distribuição de livros de literatura; e um posto de atendimento ao trabalhador, que poderá se cadastrar e verificar oportunidades de emprego, entre outros.
A superintendente regional do SESI/SENAI, Maria Lúcia Telles, explicou que acontecem pelo menos 10 edições do evento ao ano em todo o Estado. "Existem os parceiros fixos durante o desenvolvimento do programa, que são: Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Detran e Ministério do Trabalho. As ações são possíveis a partir da solicitação dos prefeitos. Alguns serviços são controlados através de senhas, tais como: emissão de carteira de identidade (250 disponíveis); emissão de carteira de trabalho (150); e casamento (50). Em relação à Defensoria, o atendimento depende da fila", frisou. Desta vez, o pedido para a realização do evento foi feito pelo prefeito José Rechuan Júnior (PP).
O gerente executivo das unidades em Resende, José Oswaldo Nogueira da Fonseca, acrescentou que aconteceram atendimentos especializados na área da saúde para os idosos, além de atividades recreativas para as crianças. Durante a Ação Global, o SESI e o SENAI do Rio ainda ofereceram orientação profissional e cadastramento para cursos gratuitos. No local, foram realizadas campanhas relacionadas a vários temas, como: alcoolismo, combate à dengue, exploração sexual, violência contra o idoso e coleta seletiva.
O SONHO DO CASAMENTO
A primeira Ação Global realizada no Estado foi em Resende, em 1993, no Parque de Exposições. Já a segunda edição foi em 2007, no mesmo espaço. Segundo a superintendente Maria Lúcia, o diferencial nesta edição foi o casamento coletivo. "Através do Tribunal de Justiça do Estado foi oferecido o serviço de conversão de união estável em casamento, com emissão imediata e cerimônia. Esse documento foi destinado somente aos casais que já viviam juntos e desejavam oficializar a relação. A oficialização da união teve direito a foto e bolo simbólico", enfatizou.
PARCERIA COM A PREFEITURA
A Campanha Nacional do Desarmamento também marcou presença no evento. Em parceria com a prefeitura de Resende, através da Superintendência de Ordem Pública do Município, a Polícia Federal (PF) recolheu 12 armas.
Segundo o agente da PF, Giancarlo Fernandes Carvalho, o posto itinerante foi possível por meio da parceria realizada com o governo municipal. A campanha prossegue até o dia 31 de dezembro deste ano. Quem quiser participar da campanha, pode acessar o site www.dpf.gov.br, para retirar a guia de trânsito que permite a entrega da arma em qualquer delegacia da Polícia Federal do País. Para o superintendente José Antônio dos Santos, o Ed. Murphy, o saldo foi bastante positivo. No decorrer do atendimento na tenda, as armas, que devem ser entregues desmuniciadas, eram inutilizadas. Depois, o material recolhido será encaminhado ao Exército Brasileiro para sua total destruição.